2 de mar. de 2010

Expresso Cidadania 2010 será lançado no dia 2 de março

www.almg.com.br/expresso

Construir um país melhor amanhã começa com o que a gente faz hoje. Foi pensando nisso que a União Colegial de Minas Gerais e Assembleia Legislativa de Minas Gerais criou o Expresso Cidadania. Vencedor da etapa nacional do Premio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) em 2008, na categoria "Eventos Especiais", o projeto chega à sua segunda edição, que será promovida entre 4 de março e 30 de abril de 2010, com lançamento no dia 2 de março, às 15 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. O evento terá a presença do presidente da Assembleia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), além de outras autoridades e representantes de escolas. O ator Marcos Frota, mestre de cerimônias da primeira edição do evento, volta em 2010.

O Expresso tem o objetivo de incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, por meio de uma série de atividades de discussão e práticas monitoradas, nas quais os participantes podem refletir sobre a própria responsabilidade nas decisões políticas em sua comunidade, no Estado e no País.
Para desenvolver o Expresso Cidadania, a UCMG e ALMG conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, além do apoio da Secretaria de Esportes e Juventude, do Ministério Público Estadual, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da Prefeitura de Belo Horizonte e das entidades representativas do movimento estudantil (entidades municipais, UBES, UEE e UNE). O evento também contará com a promoção da MTV Minas.

Segundo o presidente da ALMG Alberto Pinto Coelho, o Expresso Cidadania é uma iniciativa que está em sintonia com o momento vivido pelo país, na medida em que valoriza o exercício pleno da cidadania. "Ao incentivar o voto do jovem e estimular a sua participação política, o projeto reflete a crença do Legislativo na juventude, na sua responsabilidade cidadã e no seu poder de transformar o país", ressalta o presidente. Para ele, a experiência do Expresso Cidadania em 2008 foi positiva, tendo sido muito bem recebida nas cidades em que passou.

Atividades serão realizadas em 16 municípios

Dezesseis cidades mineiras estão incluídas no roteiro do Expresso Cidadania 2010. As atividades começam por Barbacena, na Região Central, (veja abaixo a programação completa) e se encerram em Belo Horizonte. Ao todo, serão envolvidos aproximadamente 19 mil alunos de mais de 50 escolas estaduais, todas elas participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual (Peas), que integra um sistema articulado pela Secretaria de Estado de Educação voltado para o incentivo ao protagonismo juvenil. As atividades acontecerão em horário normal de aula, valendo como atividade letiva. O transporte gratuito de ida e volta dos alunos será providenciado pela Assembleia.

Escolas de todo o estado poderão participar via internet

A estrutura de funcionamento do evento vai contemplar diversas inovações em relação à sua primeira edição. Uma delas é o chamado Expresso Cidadania Virtual, com ações pela internet que vão possibilitar a participação de estudantes de outros locais e cidades que não receberão o projeto presencialmente. No hotsite (www.almg.com.br/expresso), que será lançado no dia 2 de março, estarão disponibilizadas todas as informações sobre o evento. Haverá também enquetes e um blog ainda mais interativo, permitindo aos leitores trocarem ideias e informações com os demais usuários, discutindo os temas abordados no evento presencial, sob a coordenação de um moderador.

Há novidades também na versão presencial. As oficinas vão promover atividades de expressão corporal, som, imagem e elaboração de textos, cujas produções serão compartilhadas via internet, por meio de redes sociais e de conteúdo, como YouTube, Picasa e MySpace. O painel "Caleidoscópio" vai provocar a reflexão dos jovens sobre uma questão que afeta todo o planeta, mas que depende de soluções localizadas: o meio ambiente. Os alunos participarão de uma votação simbólica, em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, sobre o que deve ser feito para se evitar catástrofes provocadas pelo desequilíbrio ecológico e climático. Entre os objetivos, demonstrar a importância do voto consciente.

Antes disso, porém, os alunos das escolas participantes vão assistir uma palestra educativa do professor da Escola do Legislativo Leo Noronha. Ele falará rapidamente sobre o contexto da política brasileira, sua repercussão na vida dos jovens e as muitas razões para se participar desse processo. Completam a parte inicial do Expresso uma fala do juiz eleitoral do município e uma apresentação teatral.

Assim como em 2008, os participantes terão a oportunidade de tirar o título eleitoral. Naquele ano, foram emitidos 4.818 títulos, além de 2.855 carteiras de identidade. Em sua primeira edição, o Expresso Cidadania mobilizou cerca de 19 mil estudantes de 17 cidades mineiras, em uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e com a Secretaria de Estado de Educação.

Cai o número de adolescentes eleitores em Minas

Os adolescentes tiveram o direito de votar pela primeira vez nas eleições de 1989. Naquele ano foram registrados 3,5 milhões de eleitores menores de 18 anos em todo o País, sendo 420.060 em Minas. Desde então, os números vêm oscilando, mas nunca voltaram a atingir os índices de participação de 1989. Em dezembro de 2009, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estavam cadastrados em Minas Gerais 160.864 eleitores com 16 ou 17 anos, 21% menos que em janeiro de 2008. Atualmente essa faixa etária representa 1,14% do total do eleitorado mineiro. Esses números aumentam ainda mais a importância e a responsabilidade da Assembleia Legislativa de Minas no sentido de incentivar a participação política dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário